Cooperacre inaugura nova Indústria da Borracha em Sena Madureira


Esta é a sexta filial que a Cooperacre passa a gerir no estado movimentando mais de 50 milhões de reais por ano com castanha

A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), em parceria com o Governo do Estado, inaugurou na terça-feira (2) mais uma indústria. Desta vez, o novo empreendimento será de beneficiamento de borracha e esta localizado no município de Sena Madureira.

A indústria de borracha é fruto de um investimento de mais de R$ 7 milhões entre recursos do Estado e da própria Cooperativa que vai gerir o negócio. Ao todo, mais de duas mil famílias da região serão

Esta é a sexta filial que a Cooperacre passa a gerir no estado movimentando mais de 50 milhões de reais por ano com castanha, polpas de frutas e borracha. Para o presidente da entidade, Manuel José, que está em sua sexta gestão à frente da cooperativa, é um momento de felicidade e realização: “Para quem vê de onde começamos este é um momento inimaginável, nós começamos de baixo, mas com muita luta e graças a Deus chegamos até aqui, graças a uma equipe empenhada e muito esforço de cada um dos cooperados”, destacou.
O Governador Tião Viana afirmou que este é um marco para a cultura extrativista no Estado: “A Cooperacre está crescendo. Nós saímos de uma participação inexpressiva da indústria na economia acreana. Hoje temos mais de 20% de participação do setor industrial e, se continuarmos a seguir esse caminho, vamos ter em menos de dez anos mais de 50% de participação na economia de um Estado de tradição extrativista e surgido na cultura da seringueira e da castanha. Isso dá uma esperança enorme no futuro”.

“Uma indústria como esta aposta em um município e em uma economia que muita gente dizia que não dava mais certo, como é o caso da borracha”, afirmou o Secretário de Indústria e desenvolvimento Social, Sibá Machado.
O gerente de produção da nova indústria, Jorge Rasniviski, explica que a fábrica trabalha com o material em CVP (Cernambi Virgem Prensada) ou CVG (Cernambi Virgem Prensada): “Ele entra na indústria de uma dessas duas formas e passa por todo o maquinário e já sai daqui prensado como GEB (Granulado Escuro Brasileiro) ”.

Além disso, o gerente afirma que o local já emprega neste primeiro momento 20 trabalhadores efetivos e tem capacidade para processar toda a borracha produzida na região: “Ela funciona com capacidade de mil quilos por hora”.